quarta-feira, 23 de abril de 2014

Adubação - Tipos e formas

Adubação - Tipos e formas de adubação pode orgânica, mineral, orgona-mineral e química, todas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da planta. A orgânica provém de matéria de origem animal ou vegetal, decomposta ou em decomposição. As mais conhecida e utilizadas são húmus de minhoca, farinha de osso, esterco, torta de mamona e semente de uva. O importante é que elas sejam sempre bem misturadas na terra para serem bem incorporadas.
Os adubos químicos são formados pelos elementos mais solicitados pelas plantas: Nitrogênio (N), que ajuda na produção da clorofila e estimula o crescimento das folhas; Fósforo (P), que ajuda a produzir raízes e botões de flores saudáveis; Potássio (k), importante na produção de folhas e frutos sadios. Há outros elementos como ferro, zinco, cobre, manganês e magnésio, que também fazem parte das fórmulas químicas de muitos tipos de adubos. Os químicos - também chamados de fertilizantes - podem vir nas versões granulada, em pó, liquida, em cristais solúveis, em bastões ou pastilhas e podem conter ureia, cloreto de potássio, nitrato de cálcio, entre outros.
Os adubos químicos liquido são muito úteis em aplicações sobre as folhas, chamada adubação foliar.
Os adubos de origem orgânica, para suprirem as necessidades de nutrientes das plantas, devem ser utilizados em grandes quantidades, porque são menos concentrados que os químicos. Para obter um resultado mais satisfatório, o ideal é combinar os dois métodos, tanto no solo quanto nas folhas. No caso de ervas e hortaliças, a adubação devem ser feita durante o preparo do solo.




0 comentários:

Postar um comentário